E então ele destruiu um Badger...

See this humor tale in English on Badger Airbrush web page (below the menu on the left side). If you prefer, here is a copy.

Eu tenho uma certa fascinação por aerógrafos... tenho meia dúzia deles. Tenho até cópias das patentes dos primeiros aerógrafos datando de final do século XIX. Todos sabem que falar de aerografia é falar de um assunto quase inesgotável. Mas há um consenso: os aerógrafos Badger são pau-pra-toda-obra. Fáceis de usar, de limpar, e se por um lado não fazem milagres, por outro são praticamente indestrutíveis (se bem utilizados).



Esta semana (19.04.2008) nosso amigo e grande plastimodelista Nei Biazetto me escreveu o seguinte e-mail (no qual eu senti um certo tom de desespero), e que me deixou chocado:


Quero comprar uma nova Badger 100 (a minha foi pro saco). Tens idéia de onde?
Abração
Nei



Não conseguia compreender. Não se tratava de um novato no hobby. Era o nosso Nei. Eu estava estupefato. Indaguei a ele:


Como diabos vc conseguiu destruir um Badger, posso saber???

O cara tem que:
... a lista continua indefinidamente.

Mas vc conseguiu. Sem a ajuda do Steve Austin! O McGyver tentou por anos destruir o dele. Chuck Norris quebrou o pé tentando. Corre um boato que o Steven Seagal está querendo quebrar o dele em Hollywood, e nem com efeitos especiais está conseguindo. Hoje se sabe que o próprio Bruce Lee morreu dando um golpe de karatê em um Badger 100.


O Eric Clapton passou a tocar guitarra daquele jeito quando viu que seu Badger se negava a parar de funcionar, mesmo com doses maciças de heroína no lugar de thinner. O Ozzy Osbourne mordeu um Badger jogado pelo público em um show e quase quebrou o maxilar (disseram que era um morcego cromado).


Os alemães pioneirizaram o uso de Badger 100 para fixação de placas de blindagem em seus Tigers.

A US Navy usou o Badger 100 em substituição à soldas TIG para os cascos de submarinos.

Foi o único artefato que sobreviveu aos testes atômicos no atol de Bikini.

Vc sabe o que tinha na extremidade do tubo de Pitot do X-15, não sabe? Um Badger 100!

Buzz Aldrin usou um Badger 100 para substituir uma chave elétrica na Apolo 11, pouco antes do primeiro pouso na Lua.

O Badger 100 é usado como eixo de rolamento no telescópio Hubble.

A Petrobrás usa Badgers 100 como broca de perfuração de poços há anos.

A União Soviética desmoronou porque não conseguiu fazer nada que durasse como um Badger.

A própria Badger agora está vendendo sutiãs porque seus aerógrafos simplesmente não quebram!


Mas vc conseguiu... Nei "Sr. Missão Impossível" Biazetto conseguiu! Ele quebrou um Badger 100. Na verdade ele quebrou um recorde mundial que durava décadas: nenhum ser humano da era moderna jamais conseguiu quebrar um Badger 100. Até agora...
...


Enquanto eu esperava anciosamente por uma explicação, eu tentava entender como tal catástrofe poderia ter ocorrido. Se o Nei havia quebrado um Badger 100, então era melhor todos nós voltarmos para o pincel. Ou colecionar selos. Isso sem mencionar que, pessoalmente, o fato reduzia o Nei de grande mestre plastimodelista à um adolescente viciado em video game. Ofereci ajuda, endereços de lojas na internet, revendedores. A coisa me parecia séria. Talvez fosse melhor contratar um advogado... E, é claro, manter sigilo absoluto.

Dois dias depois, o velho Nei me aparece em casa com sua caixinha de Badger 100 embaixo do braço. Seu rosto não escondia a dor da perda. Certamente ele havia chorado muito em casa. Fiquei comovido; pensei "vamos enterrá-lo (o Badger, não o Nei!) com todas as honras".

Nos instalamos na minha mesa de trabalho. Enquanto ele abria o caixão, digo, a caixinha do Badger, fui me preparando para encarar um ex-aerógrafo em pedaços, mutilado. Estramente, ele parecia intacto. Um exame superficial não revelou nada quebrado ou deformado. O suporte do batente da agulha estava preso, mas nada de mais. E foi então que descobri que tudo que o Badger 100 dele tinha de errado era um leve engripamento no batente da agulha. Apliquei um pouco de RegDab Needle Juice, da própria Badger (uma espécie de KY plastimodelístico), mas não há necessidade de ser um produto tão específico, qualquer lubrificante hidráulico mineral serve.




E voilá... aquele Badger 100 parecia novo em folha.

Moral da história: RTFM !!!

(Read The Fucking Manual !!!)



Rato Marczak © 2008